GUAIANASES 155 ANOS // BLOG OFICIAL DE GUAIANASES // ANO XI

25 de março de 2006

Guaianases recebe primeira unidade de Assistência Médica Ambulatorial


A Prefeitura de São Paulo inaugurou, em (11/3), a unidade de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Jardim Etelvina, a primeira de Guaianases, no extremo leste do município.

“Em menos de um ano já fizemos 22 unidades de Assistência Médica Ambulatorial na cidade, que estão atendendo, por baixo, 120 mil pessoas por mês. Essas unidades de saúde têm um papel muito importante porque prestam atendimento básico e também de emergência”, afirmou o prefeito.

Em funcionamento desde o início deste mês, a AMA Jd. Etelvina vem somar atendimento de saúde ao realizado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Etelvina. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a região sofre de falta de médicos, em parte pela recusa de muitos profissionais em trabalhar num local com altos índices de homicídios.

A nova unidade, em parceria com a Casa de Saúde Santa Marcelina, já está atendendo mais do que o previsto. De acordo com a secretária municipal de Saúde, diariamente a AMA tem prestado atendimento a cerca de 250 pessoas. A unidade foi estruturada para atender a 200 pacientes por dia, ou aproximadamente 5.000 a cada mês.

As áreas de abrangência da unidade inaugurada são os distritos administrativos de Itaquera e Lajeado, como Jd. Etelvina, Jd. Moreno, Jd. São Paulo, Jd. Irene, Jd. Centenário, Jd. Gianetti e Parada XV de Novembro. A população destes bairros está estimada em 70 mil habitantes.

Nos moldes da maioria das AMAs, o horário de atendimento da unidade de Guaianases é das 7h às 19h, de segunda-feira a sábado, inclusive feriados.

O Hospital Municipal Waldomiro de Paula é referência para a nova AMA. Em casos de maior complexidade, o paciente atendido da AMA é imediatamente removido, de ambulância, para essa unidade hospitalar.

A AMA Jardim Etelvina conta com médicos clínicos gerais, pediatras, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, auxiliares administrativos e seguranças em seu quadro de funcionários, coordenados pela Casa de Saúde Santa Marcelina. A estrutura física contém recepção, cinco consultórios médicos, sala de emergência e observação, sala de raio X, sala de inalação, sala de medicação, banheiros para usuários e copa.

A AMA, implantada no mesmo prédio da UBS Jd. Etelvina, localiza-se na rua Manoel Teodoro Xavier, 138.

Fonte: http://portal.prefeitura.sp.gov.br/noticias/ars/guaianases

Um comentário:

Anônimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...