GUAIANASES 155 ANOS // BLOG OFICIAL DE GUAIANASES // ANO XI

27 de dezembro de 2006

Guaianases ganha mais um Telecentro da Prefeitura


Bairro dormitório com parte dos 420 mil habitantes sem trabalho regular, Guaianases ganhou em(24/11) o sexto Telecentro. Foi a situação social dos moradores desse bairro da Zona Leste de São Paulo que levou a Secretaria Municipal de Participação e Parceria a decidir instalar mais uma sala, com a finalidade de oferecer cursos gratuitos de computação e acesso franco à internet.

O telecentro foi oficialmente entregue em evento que contou com a presença do prefeito de São Paulo. "A Prefeitura quer que as pessoas tenham condições de igualdade e acesso ao conhecimento também por meio da informática", afirmou o prefeito. "O contato com o mundo digital permitirá que os jovens obtenham uma boa qualificação no mercado de trabalho".

Distante 40 quilômetros do centro da Capital, Guaianases faz divisa com o município de Ferraz de Vasconcelos e com os bairros de Itaim Paulista, Itaquera e Cidade Tiradentes. Tem alto índice de vulnerabilidade social. “Aqui o jovem é protagonista e vítima da violência. Por isso esse olhar especial para Guaianases”, disse o secretário municipal de Participação e Parceria.

A instalação dos seis Telecentros pode ajudar a mudar essa situação. “Em Guaianases não temos indústrias, nem grandes empresas. A instalação dos Telecentros vem atendendo a camada jovem, o que contribui para a queda da criminalidade. A meninada precisa de ocupação produtiva”, ressaltou o subprefeito de Guaianases, presente ao evento.

O novo Telecentro funcionará no distrito de Lageado, na sede da comunidade Kolping São Francisco. Há 33 anos na região, a entidade desenvolve várias atividades, como cursos profissionalizantes, balcão de empregos, palestras para a terceira idade e orientação jurídica.

Como as demais unidades, o Telecentro Kolping tem 16 terminais, servidor, impressora e terminal para uso administrativo. Tem capacidade para atender 144 pessoas/dia, e 3.900 por mês.

Durante a solenidade de inauguração, uma senhora chamou a atenção. Sentada diante do computador, a dona-de-casa Maria Natividade Silveira, de 60 anos, estava tentando mandar e-mail para um programa feminino de televisão. Sem familiaridade com as teclas do computador, ela mostrava interesse em aprender. “Sei datilografar e não tenho medo de mexer na máquina”. Com seu salário, ela sustenta os dois filhos desempregados. Para engordar a pensão de R$ 350,00, vende cosméticos e produtos de plásticos. “Quero ver se aqui, com as aulas no computador, consigo montar minha empresa de cosméticos”, disse, entusiasmada.

São os seguintes os Telecentros da região de Guaianases: Miguel Ackel, 1º de Outubro, CEU Jambeiro, Guaianases, Guaianases II e o entregue hoje, o Telecentro Kolping. Ao todo, a cidade tem 153 Telecentros. Até dezembro, a Prefeitura vai entregar mais 10 unidades.

Serviço

O Telecentro Kolping funciona na rua Antonio Tadeu, 59, no distrito de Lageado. O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 9h às 18h. Para usar os equipamentos, os interessados precisam se cadastrar ou agendar horários pelo telefone 6961-9660.

2 comentários:

Anônimo disse...

GOSTARIA QUE DIVULGASSEM FOTOS ANTIGAS DO BAIRRO EM ESPECIAL DE 1962

OBRIGADO WILSON AMERICAMUDANCAS@YAHOO.COM.BR

Anônimo disse...

Gostaria que postassem fotos do inicio da década de 80, antes da construção do viaduto. O cinema, as vendas e a estação de trens.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...