GUAIANASES 155 ANOS // BLOG OFICIAL DE GUAIANASES // ANO XI

24 de outubro de 2007

Os prefeitos dos bairros

Eduardo Carlos Felippe - Subprefeito de Guaianases

"Oito subprefeituras paulistanas são administradas hoje por ex-prefeitos do interior. Surpresa: muitas vezes, eles têm nas mãos bairros mais populosos que seus antigos municípios"

Ao se apresentar, Eduardo Carlos Felippe vai logo avisando sem a menor modéstia: "Muito prazer, sou o maior subprefeito da cidade". Basta olhar para seus 2,10 metros de altura e para os sapatos número 49 para descobrir que Eduardão, como é conhecido, não está mentindo.

Jogador de basquete da equipe de veteranos do Esporte Clube Sírio da capital, o ex-prefeito da cidade de Poá, a menos de 30 quilômetros de São Paulo, enfrenta problemas proporcionais ao seu tamanho na subprefeitura de Guaianases, na Zona Leste. "Falta de tudo aqui", afirma ele.

Os dois distritos sob sua administração, Guaianases e Lajeado, têm uma renda per capita média de 200 reais, uma das menores de São Paulo. Na região sobram favelas e ruas de terra – há pelo menos 65 000 metros quadrados de chão à espera de asfalto. "O carro encalha nas estradas, o ônibus não passa, a maioria da população tem vergonha de dizer que mora aqui." É também uma área violenta. Certa vez, operários foram recebidos a bala durante a reforma de um parque.

Nem Eduardão escapou de receber ameaças depois de ter desalojado famílias de um terreno em situação irregular. Sua rotina em nada lembra a vida de prefeito por dois mandatos da estância hidromineral de Poá, onde mais de 90% da população é alfabetizada. "Lá o pessoal cobrava muito mais e eu passava mais horas no gabinete", diz ele, que se considera prefeito de Guaianases. "Aqui temos problemas e necessidades como os de qualquer outra cidade média." Eduardão manteve em Poá a casa que divide com a mulher, uma filha e um neto. "Em quinze minutos estou no escritório", afirma o administrador de empresas com pós-graduação em planejamento urbano. Aos 67 anos, não vê a hora de se recuperar de um acidente de trânsito que sofreu neste ano para voltar logo às quadras.

Materia publicada na Revista Veja São Paulo, edição 2031 - 24/10
saiba mais... Veja São Paulo

Matéria: Maria Paola de Savio
Foto: Alexandre Schneider

Um comentário:

Wilson ?! disse...

Pô! 2,10 metros ?? jogar com ele, só toma TOCO toda hora ... hahahaha

Matéria interessante!

abcs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...